Modos Gregos e as Notas Características
Olá gente!
André Chaves aqui,essa é a minha aula 06 e hoje eu vou falar sobre os Modos Gregos.
Para ter um melhor aproveitamento do conteúdo da aula, você deve ter conhecimento da Escala Maior, da Escala Menor Natural e do campo Harmónico Maior, se você tem alguma dificuldade nesse assunto, por favor assista a minha aula 04.
Assista o vídeo da aula para complementar o estudo no final do post e vamos ao trabalho!
O nosso estudo vai ter como base as notas características de cada modo e num primeiro momento, vamos dividir os modos em maiores e menores.
A escala maior servirá de base para os modos maiores e como você sabe a sua estrutura intervalar é:
Escala Maior
1 2 3 4 5 6 7
A Escala Menor natural servirá como base para os modos menores e como você sabe a sua estrutura intervalar é:
Escala Menor Natural
1 2 b3 4 5 b6 b7
Temos então os modos maiores:
Jónio
Lídio
Mixolídio
Temos então os modos menores:
Eóleo
Dórico
Frígio
Lócrio
Som característico de cada Modo
Modo jónio
Semelhante escala maior Base
1 2 3 4 5 6 7
No braço da Guitarra
Modo Dórico
1 2 b3 4 5 6 b7
Escala menor com som característico 6
No braço da Guitarra
Modo Frígio
1 b2 b3 4 5 b6 b7
Escala Menor com som característico b2
No braço da Guitarra
Modo Lídio
1 2 3 #4 5 6 7
Escala Maior com som característico #4
No braço da Guitarra
Modo Mixolídio
1 2 3 4 5 6 b7
Escala Maior com som característico b7
No braço da Guitarra
Modo Eóleo
Semelhante escala Menor Base
1 2 b3 4 5 b6 b7
No braço da Guitarra
Modo Lócrio
Escala Menor com som característico b2 b5
1 b2 b3 4 b5 b6 b7
No braço da Guitarra
Conclusão
É importante não se limitar a realizar os modos numa determinada região, mas sim ter a noção da sonoridade de cada modo.
É por essa razão que o estudo deve realizado tendo como base a nota característica de cada modo e a sua estrutura intervalar.
Espero ter ajudado!
Até a próxima!
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