Campo Harmónico Maior
Olá amantes das seis cordas!
Esta é a minha aula 04 e o assunto de hoje é Campo Harmónico Maior,mas antes de falar sobre Campo Harmónico Maior,vou falar sobre as Tétrades. Para uma melhor compreensão do conteúdo desta aula, você deve ter conhecimento da formação de acordes.Se você tem alguma dificuldade nesse assunto assista por favor a minha aula 03.
Vamos começar então!
Assista ao vídeo da aula no final do post.
Tétrades
As Tétrades são acordes de quatro sons e entre os vários tipos existentes vou abordar 4 tipos:
2. Sétima ( 7);
3. Menor com Sétima (m7);
4. Menor com Sétima e Quinta Bemol (m7b5);
Sétima Maior (7M)
A formação de um acorde com Sétima maior é 1-3-5-7 tendo como exemplo a escala maior de Dó as notas serão DÓ MI SOL SI.
DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI
1 3 5 7
C7M
Sétima ( 7)
A formação de um acorde com Sétima é 1-3-5-b7 a sétima é menor, tendo como exemplo a escala maior de Dó as notas serão DÓ MI SOL SIb.
DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SIb
1 3 5 b7
C7
Menor com Sétima (m7)
A formação de um acorde Menor com Sétima é 1-b3-5-b7, a terça e a sétima são menores, tendo como exemplo a escala maior de Dó as notas serão DÓ MIb SOL SIb.
DÓ RÉ MIb FÁ SOL LÁ SIb
1 b3 5 b7
Cm7
Menor com Sétima e Quinta Bemol (m7b5)
A formação de um acorde Menor com Sétima e qunta bemol é 1-b3-b5-b7, a terça e a sétima são menores, tendo como exemplo a escala maior de Dó as notas serão DÓ MIb SOLb SIb.
DÓ RÉ MIb FÁ SOLb LÁ SIb
1 b3 b5 b7
Cm7b5
Existem muitas outras formações de Tétrades, se você quiser que eu entre nesse assunto com mais profundidade, deixe nos comentários do Blog. Todos as formações das tétrades devem ser estudadas em todos os tons e em toda extensão do braço.
Campo Harmónico Maior
Agora vamos então para o estudo do Campo Harmónico Maior.
O campo Harmónico Maior tem como base a escala Maior, cada grau da escala corresponde ao seu tipo de acorde correspondente.
Então nós temos os graus da escala Maior:
DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI
Iº IIº IIIº IVº Vº VIº VIIIº
Teremos no Grau I um acorde de Sétima Maior (7M)
Exemplo de Dó:
C7M
No Grau II, um acorde menor com sétima ( m7).
O segundo grau de Dó é Ré então temos:
Dm7
No Grau III, um acorde menor com sétima ( m7).
O terceiro grau de Dó é Mí então temos:
Em7
No Grau IV, um acorde de Sétima Maior (7M).
O quarto grau de Dó é Fá então temos:
F7M
No Grau V, um acorde de Sétima (7).
O quinto grau de Dó é Sol então temos:
G7
No Grau VI, um acorde Menor com Sétima (m7).
O sexto grau de Dó é Lá então temos:
Am7
No Grau VII, um acorde Menor com Sétima e Quinta Bemol (m7).
O Sétimo grau de Dó é Si então temos:
Bm7b5
E finalmente temos os acordes do Campo Harmónico Maior:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7b5
Iº7M IIºm7 IIIºm7 IVº7M Vº7 VIºm7 VIIIºm7b5
Agora você já conhece os acordes do Campo Harmónico Maior Natural.
Conclusão
Tendo como base este Campo Harmónico, o estudo deve ser feito em todas as outras tonalidades utilizando as suas respectivas Escalas Maiores.
Espero que tenha te ajudado, assista o vídeo para entender melhor o conteúdo..
Até a próxima!
0 Comentários